quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Luís Alves apela à renúncia de todos os elementos socialistas!

COMUNICADO DE IMPRENSA 

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ESMORIZ


"O desempenho das funções autárquicas deve ser pautado por princípios de rigor, honestidade e seriedade na gestão do bem público. A concelhia de Ovar do Partido Socialista exige, em especial aos seus autarcas, o escrupuloso cumprimento destes princípios basilares. Como tal, não aceitamos nem aceitaremos qualquer comportamento menos próprio dos autarcas eleitos com a sigla do Partido Socialista.
Atentos à degradação da estabilidade do executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, atempadamente, tentámos apurar responsabilidades e encontrar soluções duradouras para a normal gestão deste órgão autárquico.
Face aos indícios de indevido comportamento legal e de rigor na gestão da Junta de Freguesia praticada pela Drª Rosário Relva, fomos os primeiros a alertar publicamente esses actos, tendo-lhe, em consonância, retirado a confiança política que nela depositávamos.
Tentaram no passado, o Tesoureiro, o Secretário e a 1ª Vogal do executivo suspender o seu mandato autárquico, por forma a pressionar a Drª Rosário Relva a alterar comportamentos menos próprios com a lei, ou, permitir-lhe constituir um novo executivo sem o apoio do Partido Socialista, que nela e nas suas atitudes não se revia.
A Drª Rosário Relva, apesar de ter manifestado total falta de confiança nestes elementos e mesmo depois de os ter acusado de obstrução ao seu trabalho, indeferiu com o seu voto de qualidade esta suspensão de mandato, obrigando-os a permanecer no executivo.
Pelo que não lhes restou outra alternativa, que não a renúncia do seu mandato no executivo da Junta de Freguesia, provocando, deste modo, a sua substituição legal.
Na passada Assembleia de Freguesia, de forma irracional e insultuosa, a Drª Rosário Relva, apresentou uma proposta de constituição de um novo executivo, tendo para o efeito indicado nomes de pessoas que nela não confiam e que não lhe aceitaram o convite para integrar o executivo da Junta de Freguesia.
À revelia da lei, o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, colocou à votação, a proposta da Dra. Rosário Relva para eleição de novos membros do executivo de Junta que incluía pessoas que em plena Assembleia de Freguesia lhe manifestaram, a sua recusa em integrar tal executivo.
Em face destes factos, não restou ao Partido Socialista rejeitar a proposta apresentada. 
Estranhámos nessa data, que as restantes bancadas parlamentares na Assembleia de Freguesia, se tenham abstido ou votado favoravelmente uma proposta que incluía nomes de pessoas, que em viva voz solicitaram a retirada do seu nome enquanto candidatos, desrespeitando de forma grosseira uma vontade individual formalmente manifestada.
O Partido Socialista, ao contrário de outros, nomeadamente da coligação PSD/CDS, não se move, em matérias de tamanha importância para a cidade de Esmoriz, de qualquer tacticismo político-partidário.
Urge encontrar uma solução de modo a retomar a estabilidade democrática dos seus órgãos autárquicos. Esta solução passaria sempre pelo afastamento da Drª Rosário Relva, única responsável pela instabilidade política ocorrida.
Com a insistente manutenção no cargo, a todo o custo, movida sabe-se lá por que interesses, a Drª Rosário Relva, impediu qualquer construção positiva, não restando outra solução que não a dissolução da Assembleia de Freguesia.
Por diversas vezes convidámos as restantes forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia a connosco fazê-lo, via renúncia de mandato, o que sempre foi recusado, tentando estes com isso protelar a instabilidade política na freguesia de Esmoriz, na expectativa de recolher vantagens eleitorais.
O Partido Socialista, não pretende, ao contrário de outros, colocar os interesses do partido à frente dos interesses de Esmoriz.
Independentemente de qualquer resultado eleitoral que possa advir desta nossa tomada de decisão, é mais importante proteger Esmoriz e os interesses da sua população do que proteger qualquer interesse individual ou partidário.
Na impossibilidade de se encontrar qualquer solução estável e respeitadora da lei para Esmoriz, não nos resta outra alternativa senão solicitar a todos os autarcas que compõem as listas do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Esmoriz a renunciar ao seu mandato, por forma a devolver as escolhas ao povo e permitir encontrar soluções para o futuro desta cidade"

O Presidente da C.P.C. PS-Ovar
   Luís Magalhães Alves



luis

Imagem nº 1 - Luís Alves, Presidente da Concelhia do PS Ovar, apela à renúncia de todos os elementos socialistas, abrindo assim caminho para eleições antecipadas.
Texto retirado de: http://www.facebook.com/psovar (Imagem do Site OvarNews)

2 comentários:

  1. Fantastico ver até onde conseguem ir as pessoas, em busca dos seus interesses. O PS, principal partido da Oposição da Junta de Freguesia de Esmoriz, anda a tentar eleições antecipadas desde o inicio do mandato da Presidente em Funções, Ironicamente eleita pelo PS. estranho? Não...talvez a Sociologa Rosário Relva, não fosse a Testa-de-Ferro que tal partido desejava para as suas metas pessoais.
    A democracia no seu melhor...
    Isto no minimo iria fazer aquele Senhor cair de novo da cadeira...
    Ja dizia Otelo..."era mete-lo a todos no campo pequeno..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel, infelizmente já não creio que exista outra solução para além das eleições antecipadas (o que todos gostaríamos de evitar). A ruptura é total e a situação na Junta é, cada vez mais, insustentável. Parece que hoje vai haver uma reunião que poderá ser decisiva. É importante que as pessoas compareçam para estarem a par do que se tem passado ultimamente.

      Excluir