domingo, 23 de setembro de 2012

Correio do Leitor

Ontem recebi um e-mail dum tal Miguel Telles, que se assume como esmorizense, denotando preferências partidárias pelo PSD. O seu texto mereceu a minha atenção porque expõe alguns aspectos que poderão ser importantes no actual contexto político da nossa Freguesia.
Dentro deste contexto, este senhor demonstrou a sua revolta, frisando mesmo o seguinte: "Acabei de ler um comunicado que me foi colocado na caixa de correio, com o brasão da Cidade de Esmoriz, portanto com gastos para a Junta de Esmoriz, com gastos para todos nós". É o tal comunicado em que a Presidente da Junta, Rosário Relva, apresenta a sua defesa, no âmbito da actual crise política que se vive na Junta de Freguesia!
O nosso caro leitor, Miguel Telles, adianta ainda que poderão existir detenções em breve, caso os autarcas não moderem a sua conduta e respeitem os seus compromissos perante a população.
Não citei, na íntegra, o seu texto, porque é algo extenso e aborda outros pormenores que talvez sejam desnecessários. Por isso, apenas destaquei os pontos mais pertinentes da mensagem transmitida.
Passando à crítica, eu não acedi ainda a esse comunicado (pelo menos, não detectei ainda nada na minha caixa de correio, mas já fui alertado para essa situação por outras pessoas). É verdade que a Sra. Dra. Rosário Relva pode apresentar a sua própria defesa. É um direito que lhe assiste, contudo deve fazê-lo com o seu próprio financiamento. Por isso, espero que a Presidente da Junta desminta imediatamente esta situação (aonde é acusada de utilizar o dinheiro do erário público para distribuir cartas em que apresenta a sua defesa!) ou assuma posteriormente as despesas deste acto, devolvendo o dinheiro que terá utilizado indevidamente. 
Na liturgia de hoje, tive a honra de ouvir a palavra do apóstolo São Tiago e, neste caso em particular (até porque não costumo citar textos religiosos para não maçar os nossos estimados leitores), achei, pelo menos pertinente, a mensagem veiculada que serve não só para os nossos políticos da Junta de Freguesia de Esmoriz, mas também para os da nossa Nação! 

"Caríssimos, onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más (...) O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres". (Leitura da carta de São Tiago que condena a inveja, a rivalidade, a cobiça e o egoísmo, frutos envenenados da nossa comunidade, vejam tudo em: http://www.paulus.com.br/institucional/liturgiadiaria/dia-23-domingo).



Imagem nº 1 - E-Mail do Leitor!


PS: Se alguma entidade oficial desejar reagir à actual situação política na Junta de Freguesia de Esmoriz, deverá enviar uma mensagem para: cuscodeesmoriz@hotmail.com. Agradecemos que os textos respeitem as normas básicas da boa educação. Não serão ainda publicadas mensagens que lancem insinuações graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário