quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carta aberta a todos os autarcas da Junta de Freguesia

Vossas Excelências da Junta de Freguesia de Esmoriz:

Como os Senhores Doutores devem saber, Esmoriz é uma cidade com cerca de 11 500 habitantes (dados do INE para 2011), dotada de inúmeros espaços com elevado interesse cultural, económico e turístico. A sua população, "virtus in labore" ("virtuosa no trabalho"; lema em latim estampado no Brasão da Freguesia), é humilde, séria, responsável e tudo faz para honrar a nossa localidade. Contudo, a nossa comunidade tem vindo a demonstrar uma extrema preocupação pelos factos narrados que são muito preocupantes, alguns deles a roçar os limites legais. 
De facto, não é essa a imagem que desejamos para a nossa terra nem para o nosso povo trabalhador. Exigimos mais respeito! Lembrem-se que, se foram eleitos, devem, em troca, serviços à colectividade. Por isso, qualquer interesse pessoal não só é desprezível como tem de ser combatido, em nome da transparência política. 
Assim sendo, e não querendo alongar-me muito (até porque os factos são do conhecimento geral), vossas excelências têm uma, ou melhor, e querendo ainda ser algo tolerante, duas opções. A primeira (e talvez a mais adequada), seria a renúncia de todos os elementos, de forma a convocar eleições antecipadas. Assim, poderíamos ter uma nova equipa que se pautasse pela coesão e unidade, o que se traduziria em ganhos para a Cidade. Com o actual executivo, Esmoriz não vai a lado nenhum e só ficará mal visto no exterior. Uns refutam esta possibilidade, dizendo que já estamos a 1 ano das eleições mas acreditem que ainda é tempo suficiente para se fazer muita coisa, em termos políticos. Basta que haja vontade e bom senso!
A segunda opção, caso não se queiram demitir, passa pela reformulação imediata do novo executivo. Por isso, apelo para que, na futura votação, os elementos da Assembleia facilitem a entrada dos novos vogais/substitutos (mas estes também se devem mostrar interessados e empenhados na nova missão). Esqueçam as questões partidárias/pessoais, e pensem apenas no bem geral. Trata-se duma oportunidade de reformular uma equipa que já não tem nada para oferecer à nossa terra. Se tal meta for alcançada, então ainda é possível salvar alguma coisa deste mandato. Caso contrário, as quezílias continuarão e a imagem de Esmoriz ficará inevitavelmente manchada. E, se isso continuar a acontecer, no fim, irei apelar a cada um de vós, sem excepção, para que não apresentem qualquer recandidatura à Junta (seja para que cargo for), visto que não mostraram ser dignos dos lugares que ocupam. 


Os  Meus Respeitosos Cumprimentos
Cusco de Esmoriz


3 comentários:

  1. Fantasticas palavras, amigo Cusco
    Subscrevo-me totalmente nelas!...
    Vamos agora ver as novidades que a proxima 5a Feira trará!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Dr. Manuel Pinheiro Paiva



    O Dr. defende os seus clientes, neste caso a sua cliente somente em tribunais ou também em Blogs?

    Com uma carreira tão distinta, como a de deputado de 2002 a 2005, e com os seus 53 anos, deveria saber que o POVO ESMORIZENSE não anda a dormir e não aceita ilegalidades.

    E também lhe posso garantir que não vai ser o POVO ESMORIZENSE que lhe vai pagar os honorários (através da sua cliente).

    Na altura exacta, o POVO ESMORIZENSE vai lá estar.



    Ass. Enfermeiro Atento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não se peguem por causa da política... ;). Respeitem-se mutuamente. É um conselho para todos os leitores! Cumprimentos a todos!

      Excluir