terça-feira, 25 de setembro de 2012

Autarcas do PSD renunciam ao mandato!


Comunicado do PSD

"Não existe mais espaço para uma oposição construtiva no seio da Assembleia de Freguesia de Esmoriz"

"Os membros da Assembleia de Freguesia de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva têm demonstrado, desde a primeira hora, uma postura responsável e de oposição construtiva para com a governação da Freguesia de Esmoriz, decorrente da vontade popular demonstrada nas últimas eleições autárquicas.
Apesar dos Independentes por Esmoriz apenas terem obtido 678 votos, o Partido Socialista escolheu aquela força política para presidir à Assembleia de Freguesia de Esmoriz não respeitando a vontade expressa pelo Povo nas urnas que conferiu à Coligação Mudança Positiva 1805 votos (quase 3 vezes mais votos que os IPE’s).
Mesmo neste contexto, os membros da AF de Esmoriz da Coligação Mudança Positiva adoptaram um conduta de responsabilidade não bloqueando o executivo, apresentando propostas e sugestões em defesa da qualidade de vida dos Esmorizenses, colaborando na obtenção de soluções rápidas e práticas perante situações de urgência e solicitando esclarecimentos através de requerimentos que nunca foram respondidos quando o deveria ser num prazo legal de 30 dias.
Contudo num passado recente verificaram-se alguns acontecimentos dignos de registo:
Incompatibilização entre membros do executivo, todos eleitos pelo Partido Socialista
Confirmação de confiança politica na Presidente da Junta (1ª da lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Esmoriz), seguida de retirada de confiança politica num espaço inferior a 15 dias por parte do Partido Socialista.
Pedidos de suspensão por parte de 3 membros do executivo, todos eleitos pelo Partido Socialista, seguidos de pedidos de renúncia por parte dos mesmos.
Denúncia de irregularidades no executivo da Junta.
Mesmo perante este contexto os membros da AF de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva, funcionando em equipa, mantiveram a sua postura de responsabilidade apelando por inúmeras vezes ao entendimento interno entre os eleitos pelo Partido Socialista, de forma a solucionar, a bem dos Esmorizenses, o conflito surgido no seio do executivo.
É importante informar toda a população que um vogal do executivo, mesmo após o seu pedido de renúncia, só cessa as suas funções na Junta quando for substituído.
Actualmente existe uma Junta com dois membros em funções efectivas e com três membros que apesar da sua renúncia se mantêm, legalmente, em funções mas que bloqueiam toda a acção da Junta.
Temos uma Junta ingovernável, prepotente, sem rumo e com claro prejuízo para as populações.
Não são passados atestados, declarações, não são cumpridos os compromissos assumidos com as colectividades, fornecedores, nem as competências delegadas pela Camara Municipal de Ovar na Junta de Freguesia de Esmoriz.
A cidade de Esmoriz encontra-se completamente estagnada.
Defendemos que quem ganha as eleições deve ter legitimidade para governar.
O PS teve e tem todas as condições para o fazer.
Os eleitos pela Coligação Mudança Positiva nunca agiram como força de bloqueio.
Perante a necessidade absoluta de substituição dos membros da Junta que haviam renunciado, assistimos na última Assembleia de Freguesia extraordinária, a cinco votos contra por parte dos membros do PS, a nomes do PS, propostos pela presidente de Junta que foi a cabeça de lista pelo PS!
Os membros da Coligação Mudança Positiva mais uma vez não bloquearam a proposta abstendo-se.
Tudo irá continuar como está e infelizmente prevemos que tal se perpetuará até ao Outono de 2013 com uma Junta inoperante e prepotente, penalizando intensamente a cidade de Esmoriz e todos os Esmorizenses, num contínuo “lavar de roupa suja” em público. A prova cabal e inequívoca deste facto reside no teor do último comunicado da Presidente de Junta à população assim como no da Câmara Municipal, no qual é revelada uma postura passiva e de alheamento completo perante uma situação extremamente grave verificada no seu território administrativo.
Cremos que o resultado da votação na última Assembleia de Freguesia extraordinária é um perfeito adultério da vontade do Povo de Esmoriz expresso nas urnas em 2009.
Esta é a gota que faz transbordar o copo!
Não existe mais espaço para uma oposição construtiva no seio da Assembleia de Freguesia quando temos o PS a fazer oposição destrutiva entre si de forma pública bloqueando tudo e todos e negligenciando a situação deplorável em que se encontra a cidade de Esmoriz.
Perante estes factos os membros da Assembleia de Freguesia de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva, e eventuais substitutos, decidiram renunciar aos seus mandatos em defesa dos maiores interesses de todos os Esmorizenses.
Mais se informa que os documentos de renúncia serão apresentados ao Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia no dia 25 de Setembro de 2012".

Esmoriz, 24 de Setembro de 2012



Imagem nº 1 - Autarcas do PSD renunciam aos seus mandatos, dando um valente murro na mesa.

5 comentários:

  1. Olá

    Provavelmente só uma intervenção Ministerial ( não sei se é possível) poderá dar a Esmoriz e aos Esmorizenses, a dignidade que merecem e que alguns teimam em «roubar».
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sansoni. Pelos vistos, sim. Não temos tido sorte com os políticos da nossa terra. Desde aquela altura, em que estivemos "quase" a ser concelho, estivemos praticamente parados, exceptuando um ou outra obra promovida pela Câmara Municipal de Ovar, presidida pelo Dr. Manuel Oliveira!
      Cumprimentos.

      Excluir
  2. Primeiro em relação ao comportamento do PSD, um breve comentário.
    Apresentar a renuncia a quase um ano de novas eleições, é meramente querer tentar levar uma cidade a suportar os imensos custos de umas eleições antecipadas.
    Segundo tambem a Atual presidente levou a cabo algumas intervenções na Cidade de Esmoriz.
    O mérito a quem é devido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuel.
      Toda a gente sabe que a actual Presidente está a passar um mau bocado (mas também tem muitas responsabilidades, na minha opinião) e compreendo que o cenário de eleições antecipadas poderia ter sido evitado caso existisse concórdia e coesão no seio do actual executivo. Mas se eles não se entendem à frente da Junta, chegando mesmo a situações algo lamentáveis, eu acho que precisavam de seguir caminhos diferentes. Aliás, Rosário Relva e os três elementos litigantes podem agora quebrar, definitivamente, os "amaldiçoados" vínculos que os ligavam, para desprazer deles...
      Que integrem agora listas distintas para as próximas eleições ou que não se recandidatem a qualquer lugar na Junta, mas o que o povo quer mesmo é obra e dedicação, algo que só se consegue com unidade do executivo, o que praticamente nunca aconteceu neste mandato, o que é pena!

      Excluir
  3. Cusco
    Concordo plenamente consigo. Um executivo deveria ser coeso e não a principal forma de oposição à própria Junta.
    Só considero que eleições antecipadas a um ano de novas eleições (que se realizaram mesmo com as antecipadas!) são custos despropositados numa fase como Portugal atravessa...

    ResponderExcluir