sábado, 15 de setembro de 2012

A Remoção das areias dos Passadiços

José Américo, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, recusa remover as areias dos passadiços presentes na praia de Esmoriz com o recurso apenas... a uma pá. O referido autarca defende que tal remoção deve ser feito através de máquinas, de forma a garantir uma intervenção mais prática. José Américo garante ainda que o "volume de areias, em questão, é muito grande (...) e, por isso, não há hipóteses de ser removido com o auxílio de uma pá, isso é humanamente impossível".
Da mesma forma, não pensa Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, que defendeu a utilização das mencionadas pás, postura vista como mais adequada para preservar a integridade das dunas num concelho fortemente ameaçado pelo problema do avanço marítimo. 
A APA (Agência Portuguesa do Ambiente) acabou por intervir, favorecendo os argumentos deste último e autorizando a Câmara Municipal de Ovar a retirar a areia dos passadiços, mas apenas através do uso de pás... e não de máquinas!
Mesmo assim, a polémica ainda não terminou, com José Américo a tentar garantir a utilização das máquinas para aquele efeito.

passadi

Imagem nº 1 - A areia dos passadiços de madeira na Praia de Esmoriz tem de ser retirada, basta saber se o será através de máquinas ou pás!

9 comentários:

  1. Neste caso, compreendo o transtorno do vereador da Câmara de Ovar, mas vai necessitar de paciência porque não se deve brincar com o cordão dunar, sobretudo num dos espaços mais críticos do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Há já uns anos os passadiços foram limpos das areias em excesso...e com máquinas; os «populares» «Bobcats». Não sou especialista em dunas, mas parece-me que esta intervenção não prejudicou as mesmas....

    Éra bom que se «despachassem» pois está difícil caminhar nos passadiço.

    Já agora, ouvi dizer que os passadiços serão deslocalizados; uns dizem que para oeste outros dizem que será para leste.

    Alguém tem novidades?

    Só mais uma achega, se os passadiços forem para se manter no local onde estão, urge ponderar uma intervenção que vise devolver-lhes a segurança....há traves a ameaçar ruir!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Por aquilo que eu ouvi dizer, eles vão ser deslocalizados e irão expandir-se mais para leste, podendo mesmo chegar a atravessar a Barrinha, restituindo para isso a antiga ponte de madeira que aí existia. Mas não tenho ainda certezas do que irá passar-se!

      Excluir
  3. Olá...de novo.

    Isto da protecção das dunas tem muito que se lhe diga...
    Proibe-se, e bem, o trânsito de viaturas a motor nas dunas....mas permite-se que o trator dos pescadores entre em Esmoriz e se dirija para Paramos...pela praia!

    Enfim...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso também é um contra-senso, mas aí ninguém vigia os pescadores! Agora os tipos da Câmara têm mais responsabilidades, quando recebem ordens específicas de associações ambientais.
      Quanto à urgência de remoção da areia nas dunas, concordo plenamente, embora esteja mais inclinado para a utilização de pás, apenas para não correr riscos.
      Agora eles têm de ser rápidos a resolver o problema porque os passadiços devem estar desimpedidos de forma a assegurar a mobilidade das pessoas! Cumprimentos!

      Excluir
  4. Olá
    Parece-me que a diferença entre a pá de uma máquina e uma pá movimentada por um homem...é tão só a quantidade de areia que movimentam de cada vez.
    Ou será que me está a faltar algo?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Estas intervenções devem ser cuidadosas e foi, por isso, que Arménio Moreira defendeu a utilização de pás na última edição do Jornal Voz de Esmoriz de 15 de Agosto (ver Correio do Leitor nesse jornal, p. 2). Foi a partir daí que esta polémica começou. Mas creio que o objectivo passa por evitar mais riscos na remoção das areias das dunas.

      Excluir
  5. Olá
    Sem querer entrar em polémica...
    A última limpeza foi feita com máquinas...3 Bobcats! Houve destruição das dunas? Elas não voltaram a crescer?

    É preciso cuidado na movimentação das areias? É !
    Então desloque-se um técnico para acompanhar a obra!

    Já agora, se alguém cair nos passadiços e se magoar, a quem pede responsabilidades?!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo a sua perspectiva. É claro que alguém tem de retirar imediatamente a areia dos passadiços, seja com bobcat's ou pás. Aliás, desde o início de Verão que já tínhamos alertado para essa situação... mas ninguém até então resolveu o problema.

      Excluir