terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Crise continua na Junta de Freguesia

"Esmoriz está sem executivo da Junta. Neste momento, dos 5 eleitos, todos pelo PS, 3 estão demissionários. Na AF extraordinária de ontem não se conseguiu eleger os substitutos. As propostas foram chumbadas; cinco eleitos do PS votaram sempre contra; 5 elementos do PSD abstiveram-se, os 2 eleitos dos independentes votaram a favor e também uma eleita do PS, que tinha sido proposta para a junta pela presidente e declarado aceitar ser eleita. O que é que se vai seguir? Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos deste triste folhetim" (Texto da autoria de alguém ligado ao Malho Tanoeiro que é ainda responsável pela página das Imagens Políticas no Facebook)


"Boa noite. Não me vou alongar nos comentários, mas como sei que está muita gente à espera de saber das novidades , aqui vai:

- A proposta apresentada pela Presidente de Junta para formar novo executivo, foi rejeitada com 5 votos contra, 3 a favor e 5 abstençãoes. Foi uma votação nominal mas o resultado foi igual para todos os nomes.
Em resumo, cada vez mais na mesma, e a ainda Presidente de Junta, ainda não percebeu que está quase completamente isolada. Deixo aqui uma frase que um velho amigo me diz muitas vezes, " É tão digno o acto de ser eleito, como o acto de se demitir." (Texto da autoria do Director da RVE, Carlos Alexandre, na sua página oficial do Facebook)



Estes dois textos espelham a situação precária que se vive na Junta de Freguesia. Não existe entendimento, harmonia e respeito mútuo. A Junta tornou-se pois ingovernável! É triste, mas Esmoriz é que ficará a perder com estes lamentáveis episódios.
O PS, partido do actual executivo da Junta, não consegue fazer quase nada pela terra, envolvendo-se em tensões internas que só prejudicam a sua imagem no exterior. 
Por seu turno, o PSD, principal força da oposição, demonstra uma passividade e uma neutralidade que já deixaram há muito de fazer qualquer sentido. Já deveriam ter dado um murro na mesa, mas não o fizeram...
O Grupo dos Independentes por Esmoriz votou a favor da moção da censura contra a Presidente da Junta de Freguesia e seu Executivo, mas na votação de ontem, procurou aliar-se à Presidente, procurando a reconstituição do seu executivo. Terá sido uma postura algo incoerente??? 
Em suma, Rosário Relva está isolada, embora se mantenha firme na presidência, e conta com inimigos nas suas fileiras. Em relação ao trio litigante (Jerónimo Alves, Justino Monteiro e Alzira Santos), sinceramente eu ainda não percebi bem a história. Chegou aos meus ouvidos que se tinham demitido novamente. Tratam-se de insólitos atrás de insólitos. Mais parece o enredo duma novela mexicana... Sim, vou precisar que me façam um desenho para tentar perceber alguma coisa do que se passa naquele edifício.



Imagem nº 1 - A reformulação do executivo, com a entrada de novos vogais, foi rejeitada na votação desta Segunda Feira (isto é, ontem).
Fotografia da autoria de Victor Sousa

8 comentários:

  1. Não é assim tão complicado como isso.
    Os elementos do executivo que não se entendem com a Presidente Rosário Relva, apresentaram desta vez a renuncia ao mandato, figura prevista na legislação que tutela Freguesias e Autarquias. O que eles não sabem (ou fingem não saber) é que até serem substituidos ainda se encontram em exercicio de funções!!
    Percebe-se que o ao votarem contra a formação de um novo executivo só pretendem bloquear ainda mais o funcionamento da Organica da Junta de Freguesia, algo que a meu ver ronda os principios das ilegalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anónimo, também pensei nisso. Mas tive receio de dizer isto aqui, até porque procuro ser moderado. Todavia, isso a ser a verdade (e acredito sinceramente que seja) é grave, muito grave...

      Excluir
    2. Pois se calhar é preciso mesmo um desenho... Os membros ou trio como lhe chama, já tinham solicitado SUSPENSÂO DE MANDATO, e que foi recusado pela SRª PRESIDENTE, e agora pediram RENUNCIA DE MANDATO: E mais os membros do Executivo da Junta de Fereguesia de Esmoriz não votam na Assembleia de Freguesia, quem vota são os deputados. Se calhar deveria ir assistir a proxima sessão que esta marcada para o proximo dia 27 de Setembro, para assim não falar de cor e no "diz que diz". E continuando com o desenho, o sentido de voto da Assembleia de Freguesia, esta correcto, pode agradeçer as suas fontes... Por isso quem recusou a entrada dos novos membros foi a Assembleia de Freguesia e não os DEMISSIONARIOS. E Mais lhe posso dizer, se ainda não sabia, dois dos nomes indicados na lista, tambem desde logo mostraram indisponibilidade para trabalhar com a SRª PRESIDENTE. Que continua a dizer que não se demite, se calhar ainda vamos precisar da BoB Cat que ela diz que comprou para a tirar de lá para fora.
      Ass. Henrique

      Excluir
    3. Se leu bem, caro Alexandre, eu fiz apenas uma pergunta sobre essa eventual situação... O sr. foi o primeiro a dizer que não era assim como eu pensava e fez-me o tal desenho e por isso, a sua contribuição fica aqui exposta.
      Eu não ligo muito às questões políticas e é normal que existam imprecisões no meu blog sobretudo no que diz respeito ao âmbito político. Mas isso não é nada comparado com as vergonhas que se têm passado dentro da Junta e é por isso, que não ponho lá os pés. A culpa deve ser repartida pela presidente (que esteve envolvida em polémicas) e pelos três elementos que andaram por aí a fazer-lhe a vida difícil. Isto é inegável, certo?
      Já agora quando sai a próxima edição do Jornal Voz de Esmoriz para esclarecer toda esta situação??? Já deveria ter saído no dia 15 de Setembro!

      Excluir
    4. De qualquer das formas, já retirei essa parte, para o texto ficar mais adequado às incidências. Agora espero ansiosamente pela pontualidade informativa do Jornal Voz de Esmoriz e do Malho Tanoeiro que irão trazer luzes sobre esta questão.
      Já agora agradeça a sua correcção, mas não venha para aqui de forma insistente descredibilizar o meu blog, porque eu não faço isso a ninguém, percebido?

      Excluir
  2. Não querem largar o tacho, só fogo de vista, se queiam ir embora iam e deixavam novos orgãos tomar posse, assim abre um problema sem resolução....

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Comportamento típico de gente pequena, muito pequena....pequenina mesmo!

    Por estas e por outras é que os Esmorizenses olham para as «terras» em seu redor e vêm o desenvolvimento que tarda em chegar....

    Até quando seremos governados por gente desta?

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Nem mais caro anónimo e caro Augusto, isto é lamentável. Esmoriz merecia mais...

    ResponderExcluir