quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Um salvamento "in extremis"

Nesta tarde, andava o Cusco de Esmoriz a fazer a sua caminhada ao longo da praia, quando observou um jovem rapaz que, sem resistência, estava a ser levado pelo mar, na zona mesmo à frente da Barrinha (isto é, na área Esmoriz-Paramos). Inicialmente, não compreendi que se tratava dum afogamento. As 4 ou 5 pessoas que também se encontravam junto à costa, não perceberam inicialmente o que se estava a passar. Não sabíamos se o jovem estava a controlar a situação (visto que a sua reacção era praticamente nula o que dava a sensação errada de que estaria calmo) ou se necessitava de auxílio. Entretanto, um outro jovem lança-se ao mar. E eu pensei "Será um amigo que iria aventurar-se nas ondas com ele"? 
Entretanto, este novo rapaz que se fez ao mar, nadava bem e depressa chegou à vítima, segurando-a e tentando estabilizá-la no mar. Todavia, não tinha forças suficientes para a trazer até à costa e logo pediu auxílio com os braços. A partir daí tive a certeza de que se tratava dum caso de potencial afogamento. Como não sabia nadar, não me fiz a este mar ameaçador. Seria um acto ridículo da minha parte, visto que só complicaria a operação de resgate e poderia ser uma segunda vítima a necessitar de socorro imediato. E aí sim poderia ter tudo acabado em tragédia! Por isso, tentei alertar as pessoas na costa para acudirem e chamarem o nadador-salvador até porque isto acontecia numa Praia não vigiada, localizada entre Esmoriz e Paramos. 
Após o sinal de auxílio do primeiro ajudante, um segundo homem fez-se ao mar, levando uma bóia (em forma de dinossauro) o que fez com que os três se segurassem na mesma, esperando a chegada de mais ondas (que os levassem, aos poucos, até ao areal) e do nadador salvador que já estaria a caminho.
Cerca de 5 minutos depois, um Nadador Salvador chega com a sua bóia e aproveitando a sua robustez física, consegue transportar os três populares até à costa. Os dois ajudantes estavam em bom estado, tendo ambos contribuído decisivamente para impedir o afogamento total do rapaz enquanto a ajuda profissional não chegava! Quanto a este jovem, é caso para dizer que terá saído em pior condição, afectado pelo choque e por um cansaço tremendo (daí a sua inércia ter sido confundida por uma falsa acalmia que parecia demonstrar inicialmente, confundindo as pessoas na Praia). Felizmente, parece não ser nada de muito grave até porque manteve a consciência e uma respiração algo estável. Posteriormente, foi transportado pelos Bombeiros de Esmoriz para uma Unidade Hospitalar, e parece que detém boas hipóteses de recuperação.
Esta "presumível vitória sobre a morte", que contou com a essencial colaboração de populares, nadadores-salvadores e bombeiros de Esmoriz, foi testemunhada pelo Cusco, nesta tarde de Terça Feira, Dia 22 de Agosto de 2012.




Imagem nº 1 - Os Nadadores Salvadores e os Bombeiros de Esmoriz voltaram a prestar um grande serviço à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário