quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sobre a eventual fase crítica do Jornal Voz de Esmoriz

Apesar dos bons serviços que a Rádio Voz de Esmoriz disponibiliza a todos os os esmorizenses, a verdade é que, de acordo com o seu Director Carlos Alexandre, a sua situação financeira não é a melhor, tendo levado a referida instituição a diminuir as edições do seu Jornal (este passou a ser mensal, em vez de bimensal). Por detrás desta contrariedade estará a diminuição drástica das receitas oriundas do mercado publicitário. 
De facto, desconhecemos os valores que rondam as receitas e as despesas da Rádio Voz de Esmoriz, mas existem algumas questões (relacionadas mais com o seu Jornal) que não compreendemos e que deveriam ser esclarecidas pelos Responsáveis e Colaboradores desta instituição histórica.
Em primeiro lugar, nunca percebi porque é que então o jornal passou recentemente a sair a cores (a impressão não sairá mais cara? Não deveriam ter mantido a reprodução a "preto e branco" que seria mais económica?) e depois, existe uma outra interrogação que, de facto, envolve a pontualidade da periodicidade do Jornal, isto é, porque é que, por vezes, este saía com 2 ou 3 semanas de atraso (isto não afastaria eventuais patrocinadores ou publicitadores?)?
Depois existe uma outra questão que se prende com o rumor da saída da RVE do espaço da Junta (quando não paga nada pelo seu aluguer - informação prestada por uma personalidade da Comissão de Melhoramentos) que merece as nossas infinitas reticências. Não nos parece que seja a postura mais prudente e esperamos que a posição oficial do seu Director seja a melhor para os destinos desta estação radiofónica.
De facto, a Rádio/Jornal Voz de Esmoriz precisa de "cortar" nas despesas e aumentar as suas receitas, procurando mais assinantes e inclusive, garantindo a sua distribuição num maior número de cafés ou quiosques em Esmoriz. Só assim, conseguirão recuperar as receitas perdidas no mercado publicitário, visto que, quanto maior for a divulgação do Jornal, mais leitores teremos e os publicitadores gostam disso...
Apesar destas críticas construtivas (claro está!), é necessário também saber elogiar o papel que os colaboradores da Rádio Voz de Esmoriz têm desempenhado junto à Praia de Esmoriz, contribuindo para uma maior animação com algumas músicas interessantes, no nosso ponto de vista. O seu esforço, durante este período muito difícil, em termos de conjuntura económica, merece ser ressalvado. 



Imagem nº 1 - Logotipo do Jornal "A Voz de Esmoriz" que vive momentos mais críticos

2 comentários:

  1. É preciso ter em conta que estas pequenas críticas apenas têm em vista o lançamento de recomendações/sugestões para que os responsáveis da RVE procurem agir da forma mais adequada, zelando assim pelos interesses da Rádio/Jornal.
    Temos completamente confiança nas capacidades de Carlos Alexandre (que tem realizado um trabalho positivo, em geral) e nos seus colaboradores experientes. Esperemos que o Jornal, volte um dia, a ter distribuição bimensal. Seria excelente e os cidadãos esmorizenses decerto que agradeceriam!!!

    ResponderExcluir