sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sabiam que a Barrinha de Esmoriz...


  • Tinha um porto medieval, durante o século XIII, que servia de abrigo a pequenas embarcações de pesca! 
  • Concedia inúmeros peixes (enguias, tainhas, linguados, solhas, mugens, lampreias-de-riacho...) aos pescadores que tentavam a sua sorte na Lagoa!
  • Proporcionava junco, ervagens, muinha, rapilho e estrume aos agricultores que aplicavam estes produtos nos seus campos!
  • Era ambicionada por nobres que desejavam a todo custo apropriar-se dela, aplicando impostos sobre os bens que o povo extraía daí!
  • Moveu dezenas de contendas judiciais que durou séculos e que terminaria com sentenças favoráveis ao povo que garantia assim o seu livre acesso à Barrinha, enquanto lugar devasso (isto é, público!)!
  • Atraiu muitos turistas (portugueses de outras regiões e estrangeiros) que ficavam maravilhados pela beleza da lagoa, não hesitando em usufruir dos seus apetecíveis banhos!

De facto, a Barrinha teve isto tudo no passado. Na actualidade, o cenário é desolador, embora a biodiversidade continue a existir, apesar da poluição evidente. Todavia, este texto que realizamos (assente na obra de Aires de Amorim - "Esmoriz e a sua História", p. 226-285), serviu para demonstrar aos nossos leitores que a nossa lagoa já conheceu tempos de alegria e prosperidade, antes de conhecer o estado actual de abandono e degradação. 


"Os Homens a estragaram, os Homens a têm de compor, para nosso conforto, para nossa alegria..."
Afirmação célebre de Fernando Campos, actual Pároco de Esmoriz



Imagem nº 1- Visão da Barrinha a partir da sua zona sul.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 2 - A Barrinha observada a partir dum local mais central.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012




Imagem nº 3-  As habituais gaivotas fazem da Barrinha a sua casa. Sabiam que cerca de 170 espécies de aves visitam anualmente este espaço? Se querem conhecê-las, visitem a exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha (localizado junto à Praia de Esmoriz, logo ao lado do Café "Anos 60").
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012

Um comentário:

  1. Olá

    Pode ser que um dia...tudo volte a ser como dantes...

    Cabe a cada um de nós, contribuir para tal.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir