quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Que futuro para a Barrinha???


Imagem nº 1- Veja-se o estado lamentável a que chegou a Barrinha de Esmoriz...
Imagem retirada de: ondas3.blogs.sapot.pt (também pode ser observada na página do grupo do Facebook - "Salvem a Barrinha de Esmoriz" - foi disponibilizada por Miguel Lobo)

Esta fotografia foi talvez tirada num dos anos mais recentes. No solo, observamos facilmente garrafas, baldes, pacotes... Uma autêntica lixeira! Na água, as enguias e outras espécies (tainhas, lampreias e solhas) continuam a resistir face à poluição. Enfim, um cenário desolador que é completado com as falsas promessas políticas, com a impunidade de determinadas fábricas e com o desinteresse das autoridades. 
Mesmo assim, o ser humano tem poder para alterar esta situação. Basta existir boa vontade e um elevado esforço financeiro para que se devolva à Barrinha o seu período áureo. 
Feita esta pequena introdução, é importante saber se os esmorizenses acreditam ou não na reabilitação desta Lagoa que ocupou um lugar central na vida da comunidade nos séculos anteriores? 
Exposto isto, apelamos, de novo, para que participem com o vosso voto na mais recente sondagem que abrimos. Estamos sempre a falar do futuro da Barrinha e isso não deve passar ao lado da comunidade esmorizense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário