sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Festas do Mar de Esmoriz - Crise vs Destaques da actual edição

De acordo com o Diário de Aveiro e o site OvarNews, as Festas do Mar em Esmoriz (que já começaram!) podem mesmo desaparecer a partir do próximo ano. 
António Gomes, Presidente da Associação das Festas do Mar, está em final de mandato e teme que ninguém lhe suceda na liderança desta Comissão. Apesar desta eventualidade, António Gomes salienta que "a festa tem pernas para andar, tem todas as condições, tem que aparecer gente que tome conta dela". A mesma personalidade apela ainda para que surjam novas pessoas com vontade de trabalhar neste projecto. 
O orçamento das actuais Festas do Mar ronda os 50 000 euros (10 000 contos; como já aqui adiantamos), utilizados para o pagamento das licenças, dos seguros obrigatórios e dos artistas.
A romaria já começou, nesta quinta-feira, com o lançamento tradicional dos morteiros. Seguiram-se já alguns concertos de bandas. Todavia, o ponto alto ocorrerá no Domingo à tarde, com a célebre procissão que contará com a inevitável bênção ao mar.
A Junta de Freguesia de Esmoriz comparticipou com 1 000 euros enquanto a Câmara Municipal de Ovar investiu 3 000 euros nestas Festas. 
Neste ano, a principal novidade prende-se com a inauguração da Capela Mortuária da Praia de Esmoriz. Esta foi financiada pela autarquia e terá custado cerca de 15 000 euros. O Padre Fernando Campos teve um papel importante para que a obra conseguisse avançar até ao fim.



Imagem nº 1 - Cartaz sobre as Festas de Esmoriz (2012)

10 comentários:

  1. algumas informações da noticia totalmente falsas, depois de ser mensionada a capela mortuaria, tudo daí a diante é falso

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo anónimo, todas estas informações estão presentes no site da OvarNews e no Diário de Aveiro, fontes completamente credíveis. Nós não inventamos rigorosamente nada!!!
    Já agora diga e prove o que está mal!!! Não é mandar bitaites pouco concretos para o ar a colocar em causa a credibilidade da notícia avançada por três (incluindo, o nosso) órgãos de comunicação.
    Mas volte sempre, seja para criticar ou tentar descredibilizar o nosso blog. Eu até aceito as críticas, desde que sejam sempre efectuadas com respeito (o que tem sido o caso), agora não vamos cair em exageros. Ó sr. Anónimo, eu até acho que sei quem você é (o seu estilo de escrita não me é estranho)!!! Mas não vou entrar por aí, visto que respeito o sigilo de cada um! Se é capaz de fazer melhor, passe também a realizar artigos num blog/site criado por si! Dá trabalho pois mas cada um faz o melhor que pode.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Continua com o teu bom trabalho, Cusco! Elogios e críticas existirão sempre!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, caro Rui! Da nossa parte, poderá sempre contar com empenho e dedicação a esta linda terra. Este blog quando nasceu em Fevereiro de 2012, era muito pequenino ainda e tinha apenas 15 ou 20 visitas por dia. Passados 4 meses de intenso trabalho, já ultrapassamos as 100 visitas por dia. É sinal do reconhecimento do nosso trabalho! Continuaremos a fazer o nosso melhor por Esmoriz! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Pois o que está mal na notícia é dizerem que foi a autarquia que financiou a CAPELA MORTUARUA com o NOME SE NÂO SABEM É SENHORA da BOA VIAGEM situada na PRAIA de ESMORIZ junto da CAPELÇA DO SENHOR DOS AFLITOS nesta linda cidade, pois como dizia atrás é noticiarem que foi a autarquia que financiou a obra pois amigos é pura mentira e o valor da obra TAMBÉM não é esse, quem pagou as obras foi o SR PAROCO DA FREGUESIA, que muitos secalhar nem o nome sabem pois chama-se FERNANDO CAMPOS e também vos adianto já que o valor da mesma obra é muito superior ao mensionada na noticia, se querem saber o valor tenham a humildade de preguntar pessoalmente ao próprio que pagou as obras, e também vos adianto que a mesma obra tinha sido adjudicada por um impreiteiro famoso ou se dizia famoso de ESMORIZ com chave na mão por 30.000 euros este apenas recebeu 10.000 euros da comissõa de festas e nunca mais ninguém o viu e a própria comissão de festasnunca mais fez algo pela obra, portanto não invente por amor a esta BELA CIDADE.

    ResponderExcluir
  6. A notícia do pagamento da Capela pela autarquia foi avançada pelo OvarNews. O site está indicado em baixo! Por isso, se tem provas do que diz, vá lá falar com eles. As minhas informações estão devidamente citadas! Agora se o erro partiu das fontes (o que eu duvido porque o OvarNews tem credibilidade), não venha para cima de mim com 7 pedras na mão! Assim está no site do OvarNews:

    "Este ano, a festa vai ser marcada pela inauguração da Capela Mortuária da Praia de Esmoriz. Trata-se de um projecto iniciado há quatro anos e que partiu da comissão e da anterior Junta de Freguesia. A AUTARQUIA PAGOU O PROJECTO, o padre cedeu o terreno e a obra começou. Segundo o presidente a Associação, foram ali investidos cerca de 15 mil euros. Depois de um interregno, a empreitada recomeçou, “graças ao padre Fernando Campos”, e vai estar pronta a tempo de ser inaugurada durante as festas".

    Quanto aos restantes elementos informativos, também estão no OvarNews e no Diário de Aveiro. Logo, eu dou mais credibilidade a estes órgãos de comunicação social do que a um anónimo (que pronto preferia que o seu clube, a Académica, tivesse ganho ontem ao Olhanense, mas pode ser que faça boa figura na Liga Europa - pelo menos é o que eu desejo porque sou português). Todavia, as suas informações também são publicadas, para o caso de ter razão nalgum ponto e porque aqui lidamos bem com a crítica, seja ela positiva ou negativa, pode voltar sempre com 200 pedras na mão! Aqui fazemos o melhor que pudemos. A mais, não somos obrigados.
    Eu já lhe disse e volto a referi-lo - Se não gosta do nosso blog, tem bom remédio! Agora, não vamos desistir de promover a nossa terra, ao contrário de muitos que por aí andam a deitar abaixo a nossa terra!!!

    Cumprimentos e Volte Sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo seja mais manso com o que escreve pois se estou a escrever e a dizer é porque estou dentro do assunto, mas se acha que não tem credibilidade no que eu bescrevi eu também não o posso ter a seu respeito e a respeito da fonte da noticia pois a esta que se estão a referir saiu no correio da manhã e quem a deu que tenha a humildade de contar toda a verdade, mas como estamos em altura de festa não se deve querer sobrepor acima dos outros, porque se calhar muitos quereriam que a CAPELA MURTUÀRIA nunca fosse inaugurada por este PAROCO.

      Excluir
    2. Eu tenho muita admiração pelo Pároco Fernando Campos. Da última vez que dei credibilidade a um anónimo (sobre a eventual mudança da RVE), dei-me mal. Se tem ou não razão, pronto, esteja à vontade para deixar aqui a sua versão dos factos! E isto não é uma questão de ser manso ou não (porque ninguém insultou ninguém, nem eu chegaria a esse ponto). Apenas defendo acerrimamente o meu blog que me tem custado tempo. Eu não quero nenhum lugar de topo em Esmoriz. Faço isto para passar os meus tempos livres e não tenho qualquer finalidade lucrativa. Por isso, reafirmo que faço isto porque gosto e sim, posso cometer falhas, pois sou humano.

      Excluir
  7. bom dia
    Digo que ate hoje ainda nao insultei ninmguem neste blog, só luto contra jornalismo de 3ª categoria (isto sim pode considerar insulto) pois todas as verbas investidas na capela da boa viagem foram hoje eslarecidas pelo P. Fernando Campos no final da Eucaristia das nossas festas, os boatos e a descredibilização dos grandes "herois" nascem assim, com notícias não fundamentadas.
    P.S- nao vopu perder mais tmpo com quem nao o merece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anónimo, eu apenas disse que ninguém insultou ninguém. E por isso, aquela sua indirecta de "ser mais manso" não fez sentido nenhum. Eu não lhe faltei ao respeito.
      Fala do jornalismo de 3ª Categoria, mas olha, eu, ao menos, não dou erros ortográficos (veja os seus comentários).
      Quanto à questão da fundamentação, já lhe disse que a informação que retirei está no site do OvarNews. Fundamentei-me neles! Se há um erro, parte já deles. Eu não inventei rigorosamente nada, quando muito, fui induzido num eventual erro, o que acontece no Mundo do Jornalismo.
      Se está à procura de perfeição neste blog, desculpe mas bateu à porta errada. Em primeiro lugar, a perfeição não existe no nosso planeta porque todos cometemos erros (senão éramos todos divindades). Em segundo lugar, eu faço isto por gosto e para passar os meus tempos livres. E apesar de aceitarmos todo o tipo de críticas, não admitimos perseguições que é este o caso. O sr. Anónimo é o mesmo que anda há 3/4 dias a fazer o seu melhor para descredibilizar o nosso blog. As suas críticas são puramente "destrutivas" porque eu sei muito bem quem o sr. é e o que quer! Ao contrário de si, eu não ganho nada por estar aqui a escrever e trabalho, com todo o prazer, aos fins de semana em prol da minha terra. Faço serviço público e procuro fazer o meu melhor. Posso errar, mas isso faz parte das regras do jogo. O sr. nunca errou??? Quer uma auréola???

      PS: Esteja descansado que eu não quero o seu lugar! Não vou encabeçar nenhuma lista contra si. Não faz parte dos meus projectos. Aliás, nunca fez!!! Repito - eu faço isto por gosto e apenas para aproveitar os tempos livres.

      PS: Ainda bem...

      Excluir