domingo, 19 de agosto de 2012

Esclarecimento ao Sr. Dr. Carlos Alexandre...

O Sr. Dr. Carlos Alexandre, Presidente da Rádio Voz de Esmoriz, publicou na sua página de Facebook o seguinte texto que passamos a citar:


"Que credibilidade dar a um blogue que se intitula de Cusco e que publica coisas de uma forma anónima? Obviamente nenhuma.

Mas como em Esmoriz a cusquice e o diz se diz se são desportos olímpicos com muitas medalhas de cortiça, e porque sei muito bem de onde vêm estes boatos e qual a sua intenção, e ainda por em Esmoriz haver tantos devotos da Santa Ignorância achei por bem fazer um esclarecimento.
Para começar dizer que naquele post a única verdade é a minha fotografia, que foi colocada sem autorização, mas isso eu dou de barato. O que significa que este boato é FALSO E SEM QUALQUER FUNDAMENTO. Em segundo lugar as únicas pessoas que podem falar em nome da Comissão de Melhoramentos sou eu Carlos Alexandre, Presidente e o vice-presidente Orlando Ricardo. E nenhum de nós diria tais barbaridades porque a nossa opinião e vontade é que a Rádio Voz de Esmoriz e o Jornal A Voz de Esmoriz se mantenham no local onde estão por muitos e bons anos. E se alguém falou em nosso nome para lá de extravasar as suas competências, mentiu e não tem credibilidade nenhuma. A Rádio Voz de Esmoriz e o Jornal A Voz de Esmoriz não têm qualquer despesa com as suas instalações. Quanto à incompatibilidade com o executivo da Junta, por minha parte, tenho sim como qualquer cidadão de Esmoriz, que esteja atento e goste da sua cidade, não pode estar contente com o estado de coisas que se vive em Esmoriz em termos autárquicos. Incompatibilidades pessoais com a Presidente da Junta, não tenho porque a dita não faz parte das minhas relações pessoais.
Dificuldades económicas, quem as não tem nesta altura? Nesta casa, Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, assumimos isso sem problema nem preconceito.
Por fim se as notícias publicadas no Jornal e na Rádio Voz de Esmoriz incomodam muita gente, nada podemos fazer. Se for mentira, podem sempre usar os meios disponíveis para desmentir, o que até à data nunca aconteceu. Bem pelo contrário, só se tem provado que as nossas notícias têm estado correctas e certas e não foram inventadas.
E como SEMPRE dou a cara pelas minhas opiniões não me escondendo atrás de blogues anónimos…
ASSSINADO: Carlos Alexandre,
Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz,
Director do Jornal e da Rádio Voz de Esmoriz"


A nossa reacção a tal comunicado:

Antes demais, não desejamos, de modo algum, entrar em qualquer tipo de conflito com a Rádio Voz de Esmoriz, instituição histórica que merece todo o nosso devido respeito. Aliás, se o senhor Carlos Alexandre tem seguido atentamente os nossos textos, sabe que temos elogiado (e até promovido) muito os bons serviços prestados pela RVE. Claro que, por vezes, também efectuamos críticas (construtivas) o que é necessário para assegurar o melhoramento dos referidos serviços. Aliás, achamos que o sr. Carlos Alexandre até tem realizado um bom trabalho, apesar deste esclarecimento polémico que visou, em muito, descredibilizar totalmente o nosso blog. 
Feito este ponto prévio, passamos agora à interpretação do referido comunicado.
Em primeiro lugar, qualquer pessoa tem direito à opinião e pode fazê-lo através dum blog, dum jornal, duma revista... Quem não admira o nosso endereço electrónico, pode sempre ignorá-lo. É simples!
Em segundo lugar, se leu com alguma atenção os nossos textos, sublinhamos que a eventual mudança de instalações da Rádio Voz de Esmoriz era um RUMOR e não uma certeza adquirida. Logo comunicamos aos nossos leitores que era necessário aguardar por uma posição oficial da parte do sr. Director Carlos Alexandre, o que ocorreu ontem com a negação de tal boato (e ainda bem, porque é o melhor para RVE permanecer nas mesmas instalações).
Em terceiro lugar, o dito rumor partiu através de informações que nos foram comunicadas por alguns leitores que nos visitaram (não partiu de nós que apenas tratamos a informação recebida). Posteriormente, procuramos confirmar junto dum elemento da Comissão de Melhoramentos que não negou essa eventualidade de mudança de instalações. Nós fizemos o nosso trabalho, agora não temos culpa de que tenham sido prestadas informações totalmente afastadas do modo de pensar dos principais responsáveis da Rádio. Mais, isto são coisas que acontecem no mundo jornalístico, como o Senhor Carlos Alexandre deve saber. Mas como temos a "virtude de reconhecer os nossos próprios erros" (não são muitos os que detêm esta capacidade), pedimos desculpa aos responsáveis da RVE e aos nossos leitores pelo incómodo causado, mas não admitimos que nos tentem "achincalhar" desta forma ridícula e desnecessária, quando em meio ano de existência, já recebemos mais de 10 000 leitores (sim, é verdade, e agradecemos desde já aos nossos leitores este novo marco alcançado pelo nosso blog)...
Por fim, deixo-lhe mais um ou dois conselhos de graça:

1) - Não nos tome como "concorrência", aliás, seria perder o meu e o seu tempo, um bem precioso. A Rádio Voz de Esmoriz é essencial na nossa terra e o Senhor Carlos Alexandre tem feito o melhor que pode. Se não se importar, até iremos continuar a promover os vossos serviços. Mas se quiserem alimentar este conflito, ninguém vai sair a ganhar nesta contenda absurda.
2) - É verdade que é importante condenar as ocorrências infelizes a nível político. Nós também o fazemos porque é inevitável, mas não perdemos demasiado tempo com isso. Preferimos promover mais a nossa terra e as nossas instituições, do que estar sempre a criticar os mesmos do costume. Fizemos este blog, não para estar sempre a criticar o que se passa na Junta, mas sobretudo para promover a nossa linda terra que não se restringe apenas àquele edifício que está nas traseiras do cemitério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário