domingo, 26 de agosto de 2012

A nossa bela procissão!!!

O Cusco de Esmoriz acompanhou a célebre procissão das Festas do Mar que culminaria com a inevitável bênção ao mar realizada pelo Pároco Fernando Campos (embora este não acompanhasse a procissão por motivos de idade avançada e de saúde frágil). 
De facto, testemunhamos a presença de várias centenas de pessoas (muitas delas nas varandas de prédios) que acompanharam a marcha dos belos andores desde a Igreja Matriz de Esmoriz até à Capela da Praia. Também personalidades dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, dos Escuteiros, dos Acólitos e do Sector Político estiveram incorporados nesta procissão. Sempre foi assim! A nossa festa é especial. Os esmorizenses sabem-no e os habitantes das localidades vizinhas (e por vezes, até rivais) reconhecem-no! Também observamos a presença de turistas estrangeiros que ficaram admirados com a magnificência das nossas Festas do Mar em honra do Sr. dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem. Passamos agora a exibir as nossas fotografias:



Imagem nº 1 - Na frente da procissão surge a Fanfarra dos Bombeiros de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Os acólitos seguem na sua marcha.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 3 - Novos elementos a caminho.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 4 - Começam a chegar os andores.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 5 - Mais um belo andor a ser contemplado pela população esmorizense.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 6 - Os andores marcam tradicionalmente esta célebre procissão.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 7- Novos andores transportados por Escuteiros (destaque para a presença do "Chefe Chico" e do Sr. Quim) e por elementos dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 8 - Andor da Nossa Senhora do Alívio.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Entretanto, a principal novidade destas Festividades prendeu-se com a inauguração da nova Capela Mortuária. O site OvarNews avançou com a notícia de que foi a Autarquia de Ovar a responsável pelo financiamento do projecto, alegadamente avaliado em 15 000 euros. Contudo, o "anónimo rezingão" que cá costuma vir, jura a pés juntos, que o investimento (assente em valores mais elevados) apenas partiu do nosso Pároco. São informações contraditórias e díspares que, por vezes, temos de confrontar. Mas deixamos estas duas hipóteses em aberto. Em seguida, deixo-vos a imagem do novo templo:



Imagem nº 1 - A Capela Mortuária foi hoje inaugurada.
Imagem da autoria do Cusco de Esmoriz


PS: Partilhamos estas imagens com todo o prazer. É importante que a nossa terra seja divulgada. Por isso, podem utilizá-las para demonstrar a grandeza de Esmoriz, ilustre cidade que deve o seu nome a Ermerico, cavaleiro cristão dos tempos da Reconquista (ver Aires de Amorim, "Esmoriz e a sua História", p. 17-18).

6 comentários:

  1. Parabéns Cusco pelo teu blog.
    Já vi que tens muitos seguidores um deles bastante crítico. É bom.
    Lembra-te daquilo que te ensinei, uma crítica, bem concebida é claro, deve ser aceite e só te irá guiar à perfeição.
    Sempre ao dispor,
    Evy

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Evy pelos seus elogios! A crítica é sempre bem vinda, seja positiva ou negativa. Agora, é claro que ninguém gosta de ser constantemente criticado de forma destrutiva, a roçar até mesmo o exagero. Eu nunca fiz a "vida negra" a ninguém e o mínimo que exijo, é que respeitem o meu trabalho.
    Cumprimentos e volte sempre! Não se esqueça de votar nas sondagens! :)))))

    ResponderExcluir
  3. Cusco, cria um jornal electrónico (gratuito e acessível a todos), cheio de imagens a cores! Oferece publicidade muito mais barata que os jornais da região, apoia causas sociais, divulga o teu trabalho. Preenche 25 ou 30 páginas por cada edição. E aí sim, terás a hegemonia em Esmoriz, em termos de jornais! Pensa nisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anónimo, é uma projecto interessante. Todavia, eu não quero criar concorrência com os jornais da nossa terra. Mas se eles nos "criticarem" e "perseguirem ferozmente", não descarto reavaliar melhor a sua ideia. Aqui não queremos guerras com ninguém. Eu faço isto apenas para passar os meus tempos livres. Mas se eu vir alguma crítica num jornal da região ao Cusco de Esmoriz, irei, obviamente, reagir e aí sim, terão a concorrência que desejam. Agora a bola está do lado deles, visto se eles iniciarem uma "agressão verbal", é óbvio que tenho de defender e fazer pela vida. Aí sim, é inevitável, ganharão um inimigo a todo o custo e poderá nascer um 3º jornal para Esmoriz. E, repito, não é isso que nós desejamos porque respeitamos todos mas...

      Cumprimentos e volte sempre! Vote nas sondagens!!!

      Excluir
  4. Boa tarde.

    Podem ver uma pequena reportagem fotográfica desta festa em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.191836997614982.48195.174703855994963&type=3

    Espero que gostem.
    E, se assim o entenderem, divulguem as imagens! :)

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico Anónimo!!!!!! Vou divulgar as suas imagens! Excelente trabalho!

      Excluir