quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A mini-Barrinha está, de facto, poluída

O Cusco de Esmoriz confirmou hoje os rumores que apontavam para o estado precário das águas da nova pequena lagoa que se encontra mesmo à frente da Barrinha de Esmoriz. Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, e um especialista em questões do ambiente (que não autorizou a revelação da sua identidade) tinham então toda a razão quando referiam, nos últimos dias, que a água seria alegadamente imprópria para banhos.
Apesar da ventania (que até levantava areia), conseguimos, mesmo assim, vislumbrar, da parte da tarde, cerca de 8 pessoas a nadarem na pequena lagoa. As imagens comprovam-no:


Imagem nº 1 - As pessoas divertem-se nas águas pouco límpidas sem terem noção dos riscos que correm. Um indivíduo encontra-se mesmo a fazer surf em paraquedas.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012


As Provas da Poluição


Imagem nº 2 - Observamos várias garrafas e embalagens nas bordas da mini-lagoa e inclusive a boiar. E também andam lá alguns troncos de árvores a flutuar. 
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 3 - Novas marcas de poluição.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012



Imagem nº 4 - Embalagens e sacos na pequena lagoa.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012

Observamos ainda a presença de espuma amarela nas bordas, para além dum alegado bidão que estaria também aí concentrado. Ah e não queremos chocar ninguém, mas é verdade que já recebemos testemunhos de pessoas que viram dejectos a flutuar. Também parece ser certo que há contactos entre a mini-lagoa e a Barrinha de Esmoriz, estando ambas poluídas. Falta colocar sinalização a interditar os banhos nesse local... E isso já deveria ter sido feito sob pena das pessoas apanharem doenças de pele e outros problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário