sábado, 18 de agosto de 2012

A maior festa de Esmoriz está a chegar...

As Festas do Mar em honra do Sr. dos Aflitos e da Nossa Sra. da Boa Viagem constituem o evento festivo mais atractivo da nossa cidade. Todos os anos, costumam ser milhares os que acompanham a procissão (recheada com os mais belos andores) e aproveitam as noites que contemplam a alegria e a diversão.
As festividades decorrerão entre 23 e 27 de Agosto, com a participação de inúmeras bandas musicais - Ivasion, Trio Fusiforme, Trio Geração, Trio Miragem, António Costa e o Duo Harmonia. É verdade que estes cantores são praticamente desconhecidos, mas a limitação da verba disponível já não é suficiente para requisitar os serviços dum "Quim Barreiros" (no passado, já actuou aqui e em Cortegaça) ou dum "Tony Carreira". Compreendemos o argumento da necessidade de cortar nas despesas, mas esperamos também que estes músicos não desafinem muito, se não "partem os vidros todos" da vizinhança.
Por seu turno, as crianças terão ao seu dispor todo um conjunto de animações, acedendo aos tão desejados carrosséis (desejamos que, desta vez, ninguém voe inesperadamente para fora do recinto). Estas poderão ainda deliciar-se com farturas ou pipocas!
Os Pais podem tomar o seu café ou uma bebida nos inúmeros cafés e explanadas que Esmoriz tem para oferecer. 
Por isso, ninguém se pode queixar pois o convívio, que se requer saudável, está praticamente assegurado.
Nas edições anteriores, o financiamento deste programa tem rondado os 50 000 euros (10 000 contos, na moeda antiga), contando com o investimento parcial da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz. Desconhecemos qual será o orçamento apresentado para este ano, mas é possível que seja inferior, tendo em conta a difícil conjunta económica que o país atravessa.
Esperemos que tudo corra bem, sem insultos ou pancadas nos políticos que acompanham a procissão, como já aconteceu aqui há uns anos (se todos tivessem um bocadinho de temperamento, não precisávamos de alertar para esta eventualidade). Apesar do descontentamento de muitos esmorizenses perante as últimas ocorrências políticas na nossa terra, é necessário que as pessoas saibam usufruir da festa, respeitando em simultâneo esta tradição católica. Por isso, o momento é de contemplação sagrada e de posterior divertimento social e é apenas isso que interessa!




Imagem nº 1 - Falta apenas uma semana para o início das Festas do Mar em Esmoriz
Fotografia e algumas informações textuais retiradas de: http://www.pracapublica.com/?lop=artigo&op=642e92efb79421734881b53e1e1b18b6&id=3f756c61a520507428e333d99b58c169, (artigo de Fernando Souteiro e Paulo Jorge).

Nenhum comentário:

Postar um comentário