quinta-feira, 9 de agosto de 2012

10 Razões que atestam a Beleza da Praia de Esmoriz



Imagem nº 1 - O pôr do Sol observado a partir da praia de Esmoriz
Fotografia da autoria de Anibal Castro (in Facebook)



Imagem nº 2 - Embarcação na Praia de Esmoriz
Fotografia da autoria de Sansoni7 (Augusto)


Encantadora, Brilhante, Atractiva, Bela, Magnificente, Apelativa, Limpa, Adorável, Sorridente, Alegre, Movimentada, Saudável... Em suma, não faltam adjectivos para caracterizar a Praia de Esmoriz. 
Não é por acaso que ostenta a Bandeira Azul, visto que assegura diversas funcionalidades a todos os  seus banhistas, quer estes sejam portugueses ou estrangeiros. 
Em primeiro lugar, devemos destacar os excelentes serviços prestados pelos nossos nadadores salvadores e bombeiros que até, este preciso momento, evitaram qualquer afogamento fatal. A sua boa preparação tem sido decisiva para salvar vidas humanas e precaver eventuais tragédias. Por isso, os cidadãos e turistas que frequentam a nossa praia poderão contar com auxílio imediato, em caso de emergência.
Em segundo lugar, a nossa praia oferece ainda excelentes esplanadas e serviços de cafetaria. O BarraMar's, o Pé N'Areia, a Terra do Nunca e o Capitão Gancho oferecem todo um bem-estar e comodidades diversas aos seus  visitantes.
Em terceiro lugar, elogiamos a Rádio Voz de Esmoriz que, pese os últimos rumores que indiciam uma mudança de instalações, tem efectuado um óptimo trabalho, animando ainda mais um ambiente que se tem vivido.
Em quarto lugar, saliento a importância dos incentivos aos Desportos de Verão. A prática de modalidades como o voleibol, skate, ciclismo ou surf têm sido realidades visíveis na Praia de Esmoriz ou nas suas imediações. É saudável, divertido e sociável!
Em quinto lugar, elogiamos a importância dos passadiços (embora exista um ou outro já sem corrimão, talvez fruto de algum vandalismo; e um ou outro que esteja carregado de areia) que garantem as ligações por uma extensão considerável da nossa Praia.
Em sexto lugar, a enorme quantidade de pessoas que se rende aos seus encantos é evidente. A Praia de Esmoriz enche praticamente no Verão! Não há que negar esta realidade e esta maior mobilidade traz alegria à nossa terra e já agora, anima também o nosso Pequeno Comércio.
Em sétimo lugar, temos o nosso magnífico mar! Por vezes, calmo, outras vezes, nem tanto! Na Praia Velha, o mar costuma ser mais "calminho", atraindo as crianças que, mal chegam à praia, procuram a bandeira verde! De salientar que a água se encontra num estado adequado, algo que não se podia assegurar há uns anos atrás, quando as águas poluídas pela Barrinha forçavam a entrada no mar, alastrando um cheiro nauseabundo que afugentava todos os banhistas. Por falar em Barrinha, é pena que esta ainda não tenha sido reabilitada. Noutros tempos, ela penetrava pela praia de Esmoriz, chegando mesmo à frente do BarraMar's! Outros tempos que infelizmente, já não passam de belas recordações.
Em oitavo lugar, devemos destacar a quantidade de barracas disponibilizadas aos habituais frequentadores da nossa Praia.
Em nono lugar, a importância do nosso Parque de Campismo deve também ser ressalvada, acolhendo assim muitos aventureiros.
Por fim, em décimo lugar, ressalvamos a quantidade de espaços de estacionamento disponibilizados para os veículos. Sabemos que, nos dias mais movimentados, é difícil encontrar um lugar aonde deixar o carro, mas normalmente Esmoriz oferece mais hipóteses de estacionamento do que muitas outras localidades.
Nunca é por demais cansativo reforçar a grandeza da nossa praia, pelo menos, para que as gerações futuras tenham noção daquilo que foi Esmoriz. Não quero, de algum modo, fazer o enterro (pois nós até vamos à frente!), mas será que daqui a 500 anos, a nossa terra não terá sido engolida pelo mar??? Esta praia decerto que já não existirá... e apenas restarão memórias que desejamos perpetuar através deste texto.

PS: Constamos ainda que a nossa praia, para além de ser amada, é ainda invejada, como poderão observar através da seguinte imagem:



Imagem nº 3 - Alguém tentou omitir a sinalização que direcciona os condutores para as praias de Esmoriz e Furadouro 
Imagem do Cusco do Esmoriz, tirada mesmo à frente da Praia de Maceda

4 comentários:

  1. Olá
    Antes de mais, obrigado pela notoriedade que está a dar a uma foto minha, muito antiga...e que fez com que Esmoriz fosse levado a muitos cantos do Mundo.
    Já agora, há no Caedes mais apaixonados pela fotografia e que são de Esmoriz....e com excelentes trabalhos.

    Relativamente a Esmoriz e ás suas praias, há menos areia do que há trinta anos, mas há outros encantos...e desencantos. Os passadiços são de facto uma mais valia mas a poluição da barrinha continua a ser um problema gravíssimo que nem as recentes obras na ETAR de Paramos conseguir debelar...infelizmente!

    O casamento entre o pinhal e a praia é perfeito e creio ser também uma mais valia a salientar.

    Mesmo assim,continuo a pensar que se Esmoriz pertencesse à Feira, estaria «muito melhor»...mas isso são outras discussões.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço. Tem um conjunto de imagens muito bonitas! Apenas divulgo as fotografias de qualidade sobre a nossa terra. Sei que ainda tem sobre muitos outros espaços, mas talvez devesse apostar a sua arte na nossa terra!
      Em relação ao resto, concordo consigo. A Barrinha merece uma resolução urgente, e a mini-Barrinha (a tal pequena lagoa que criaram à sua frente), apesar de ser interessante, não vem apagar os problemas.
      A pertença à Vila da Feira traria mais benefícios, embora considere (isto é a minha opinião pessoal) que Manuel Oliveira não tenha estado mal (Avenida da Praia, Parque do Buçaquinho, Ciclovia... e ainda se fala na eventual reabilitação do EsmorizTur).

      Abraço!!!

      Excluir
  2. Olá

    Sim, o actual Presidente da Câmara de Ovar tem «olhado» para Esmoriz....mau seria que o não fizesse depois de o ter feito para «outras bandas». Provavelmente queremos sempre mais....e, neste momento, o «mais» era ver a Barrinha despoluída, era vê-la na «ordem do dia » das discussões...e não vejo isso.
    Ainda ontem fui a Espinho pelas estradas secundárias e ao passar no Regimento de Engenharia de Espinho não pude deixar de reparar na péssima qualidade da água que passa no regato que por lá está e que vai desaguar à Barrinha....
    Arranja-se num lado e deixa-se o outro na mesma....ou pior.

    Reabilitação do Esmoriz Tur?! O que se pretende fazer depois de lá se ter instalado, e bem, a Loja do Cidadão?

    Relativamente à fotografia, a galeria do Caedes tem muitas fotos de Esmoriz, embora não identifiquem o local; estou a lembrar-me do pôr do sol, das flores....

    Neste momento, Fotografia está «paradão»....estou numa de mini agricultura....e estou a gostar. Um destes dias, provavelmente voltarei, para já, só «retratos» com as compactas. :-)

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a reabilitação do Esmoriz Tur/Casa da Cultura fazia sentido. Uma cidade, que deseja emancipar-se, deve ter um pólo cultural que valorize as suas tradições. Mas é só a minha opinião.
      Quanto à Barrinha, concordo plenamente! É uma luta que deve continuar e a população devia mobilizar-se mais face a esse problema. A nossa Lagoa não pode cair no esquecimento!

      Abraço

      Excluir