terça-feira, 10 de julho de 2012

Uma nova mini-Barrinha???

Quem frequenta habitualmente as praias de Esmoriz/Paramos, decerto que já constatou a existência dum novo lago, localizado mesmo à frente da tradicional Barrinha. Assim sendo, temos agora duas lagoas que poderão ser observadas pelos banhistas.
De facto, há cerca de duas semanas, constatei a presença dum homem com o seu tractor a fazer manobras naquele espaço. Fiquei agora surpreendido com o resultado desse esforço. Nunca pensei que criassem uma nova mini-lagoa naquele lugar. 
Imediatamente, verifiquei que algumas pessoas (ainda que em número bastante limitado) já se banham naquele novo espaço, provavelmente composto por águas escoadas através do próprio mar. 
O problema é que há algo que ainda me faz alguma confusão e que deveria ser esclarecido. Aquele lago destina-se aos banhistas ou é apenas um local, para onde serão drenadas as águas poluídas da Barrinha de Esmoriz, em caso de cheias (evitando assim que as mesmas águas cheguem ao mar o que causaria inúmeras consequências)?
Se aquele espaço é mesmo destinado para banhos, então tenho que congratular os seus promotores porque me parece uma iniciativa inovadora que, pelos vistos, já consegue atrair algumas pessoas ao local. Contudo, se aquele lago serve apenas para "receber" as águas pouco saudáveis da Barrinha (quando esta tem de ser aberta ao mar), então deparamos-nos com uma evidente ausência de sinalização que deveria assegurar a  interdição do referido local! 
Assim sendo, agradecíamos que as autoridades competentes prestassem um esclarecimento, de forma a que os esmorizenses e os turistas tivessem conhecimento das reais funcionalidades daquele "potencial" lago.
Já agora esse pequeno lago não conhece uma elevada profundidade, chegando no máximo a atingir a parte da "cintura" do ser humano. Por isso, não é estranho que se vejam crianças e até adolescentes a viverem bons momentos neste novo curso de água que aparenta ser inofensivo.



Imagem nº 1 - A nova mini-Barrinha de Esmoriz
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem nº 2 - Logo atrás, temos a tradicional Barrinha de Esmoriz/ Lagoa de Paramos
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário