terça-feira, 31 de julho de 2012

Sobre o novo código do trabalho...

A partir de 1 de Agosto (amanhã), entram em vigor as regras do novo código do trabalho, lançado pelo actual governo de Passos Coelho. De entre as inúmeras normas promulgadas, destacamos as seguintes:
  1. Facilitação dos Despedimentos e Indemnizações mais baratas para as empresas.
  2. Corte para metade no valor pago pelas horas extraordinárias.
  3. Redução de quatro feriados.
  4. Trabalho extraordinário deixa de dar direito a descanso compensatório 
Ou seja, existirá alguma medida que favoreça as intenções dos trabalhadores? Para nós, é bem claro que este Governo parece estar mais preocupado em auxiliar as entidades patronais e as suas respectivas empresas. Com este novo balão de oxigénio, muitos patrões não hesitarão em despedir muitos dos seus funcionários excedentários, de forma a cortar nos gastos.
Como consequência, o desemprego atingirá recordes nunca vistos e a Segurança Social vai ter que sustentar mais vítimas desta crise. 
Como se não bastasse, existem poucos incentivos ao emprego. Nada é feito para criar mais postos de trabalho. Só se pensa em austeridade e mais austeridade, e os estímulos à economia nacional pautam-se pela sua escassez. São jovens licenciados que não conseguem encontrar um emprego (muitos renegam as suas habilitações, de forma a encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho), são pessoas com mais de 50 anos cuja experiência não é valorizada... Neste país, quem chega ao topo são os Sócrates e os Migueis Relvas, acompanhados pelas suas licenciaturas sinistras que revelam todo um chico-espertismo. E depois  ainda têm o descaramento de aconselhar os nossos jovens, com potencialidades culturais diversas, a emigrar!!! Ou seja, é uma forma de fugir ao problema do desemprego jovem!
A partir de amanhã, os esmorizenses bem como os restantes portugueses terão que enfrentar uma realidade ainda mais difícil, a não ser que sejam empresários de elevado gabarito!


O que muda com o novo Código do Trabalho, aprovado hoje no Parlamento

Imagem nº 1 - O novo código de trabalho foi aprovado com os votos do PSD e CDS-PP. O PS optou pela abstenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário