domingo, 8 de julho de 2012

O último dia da Festa da Cidade de Esmoriz (08-07-2012) e o nosso Balanço Final

O derradeiro dia festivo terá começado com uma sessão solene realizada no Auditório da Junta de Freguesia por volta das 10 horas. Não presenciei devido à limitada divulgação dos detalhes que constituíam este evento. É plausível que o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Oliveira, tenha efectuado o seu discurso perante o público presente. Mas lá está, não pude confirmar a presença/ausência deste autarca.
Em termos de afluência, este terceiro dia foi completamente desastroso. Por volta das 16:00, visitei o espaço das festividades e encontrei cerca de 15 a 20 pessoas. 
Regressei às 22:00 e o cenário era praticamente o mesmo. Não havia qualquer espectáculo nem animação e o número de visitantes rondava o mesmo número (concentrados, de novo, nas tasquinhas). A ausência de iluminação e de som-ambiente no local também era agora evidente. De facto, foi uma despedida tímida por parte dos esmorizenses, talvez justificada pelo facto do Domingo ser um dia descanso que antecede uma nova semana, carregada de trabalho árduo para muitos de nós. Já para não referir que, neste Domingo, foram realizadas diversas comunhões na Igreja Matriz de Esmoriz o que terá dispersado muitas famílias, afastando-as deste evento.



Imagem nº 1 - Pouca iluminação e animação na noite do último dia festivo
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

Em jeito de balanço final, a festa atingiu o seu "clímax" no Sábado com música-ambiente, ranchos folclóricos, lançamento de foguetes e um movimento de cidadãos minimamente apreciável. Só nesse dia, estimamos que estiveram mais de 200 visitantes nas imediações do Estádio do Sporting Clube de Esmoriz. 
Por sua vez, o dia de abertura (sexta-feira - último dia da semana de trabalho) e de encerramento (Domingo - dia tradicionalmente de Descanso) tiveram uma afluência fraquinha. 
Ao todo, efectuando as nossas estimativas, cremos que participaram cerca de 300 a 400 pessoas no evento realizado junto às imediações do Estádio do Sporting Clube de Esmoriz. O número de visitantes até não foi mau de todo, mas poderia ser bastante superior. Será que o evento poderia merecer uma maior promoção ou divulgação? Porque é que grande parte das tendas estiveram sempre vazias, limitando a variedade cultural/económica no espaço? Será que as pessoas sabiam que as entradas eram gratuitas? Enfim, são estas as questões que gostaríamos de colocar. Quanto ao resto, creio que valeu a pena, mas volto a insistir na ideia de que ainda há muito a melhorar...

PS: Hoje também constatei a existência de animação junto ao Bar Petiscos com a presença de inúmeras motas de qualidade. Contudo, penso, embora sem certezas, que não estavam integradas no programa das festividades da Cidade de Esmoriz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário