sexta-feira, 20 de julho de 2012

Notícia (actualizada) sobre a moção de censura ao Executivo esmorizense

A moção de censura, apresentada pelos Independentes de Esmoriz contra o executivo socialista, será votada no dia 26 de Julho (próxima 5ª Feira). Não sabemos se foi alvo ou não dum adiamento, visto que a última edição do "Malho Tanoeiro" garantia a realização da mesma no dia 11 de Julho pelas 21 horas. Este dado foi também confirmado por um edital que encontramos na porta das instalações da Junta de Freguesia. Assim sendo, a votação terá eventualmente sido adiada para o próximo dia 26. 
Exposto isto, gostaria de corrigir algumas falhas da nossa parte, assumindo uma espécie de "mea culpa", embora a ausência de informação sobre o assunto fosse evidente, o que dificultou ainda mais a nossa tarefa.
Em primeiro lugar, deixava bem claro que a moção de censura, caso fosse aprovada, não implicaria, a este nível, a renúncia/abandono do actual executivo. Na Assembleia da República, a situação é completamente diferente com o governo a cair imediatamente, caso a maioria votasse favoravelmente à moção de censura (daí a minha confusão!). Por isso, a moção de censura só servirá para avaliar ou credibilizar/descredibilizar o trabalho que tem sido feito pelo actual executivo. Não deixa de ser um procedimento importante, todavia não deverá originar demissões dentro da Junta de Freguesia.
Em segundo lugar, é necessário ressalvar a posição do PSD que nos foi transmitida pelo Dr. António Bebiano, ao qual agradecemos, desde já, as informações que disponibilizou directamente ao nosso blog. 
Ao contrário do que pensávamos, o PSD de Esmoriz não vê com bons olhos a realização de eleições antecipadas, alegando o contexto económico desfavorável bem como a necessidade do actual executivo cumprir o mandato, para o qual foi eleito democraticamente.
Mesmo assim, António Bebiano salienta que "o PSD está, contudo, consciente da gravidade da situação política originada pelo PS em Esmoriz (...), estando disponível para toda e qualquer luta política que tenha como objecto o superior interesse da Cidade de Esmoriz". 



Imagem nº 1 - António Bebiano, membro da Assembleia de Freguesia e Vogal da Comissão Política da Secção de Ovar do PSD, comunicou ao nosso blog a posição actual dos sociais democratas esmorizenses
Foto retirada da sua página do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário