domingo, 1 de julho de 2012

Começou a época balnear (2012)

Finalmente, chegou o Verão, o período mais desejado por (quase) todos. O calor invadiu Esmoriz e parece que veio para ficar, pese o facto do clima nos pregar muitas partidas. Nos últimos tempos, as temperaturas têm sofrido maiores variações, o que suscita a possibilidade duma época balnear atípica (com dias quentes a conciliarem com temperaturas mais acinzentadas). 
Mas não vamos por aí. Este Verão tem tudo para ser memorável. A nossa cidade é dotada duma bela praia (que ostenta a merecida Bandeira Azul), de excelentes esplanadas, cafés, restaurantes, hipermercados... Por seu turno, os nadadores salvadores e os bombeiros encontram-se sempre à beira-mar, de forma a prestar auxílio imediato, em caso de afogamento. Apenas esperamos que as águas poluídas da Barrinha de Esmoriz não voltem a inundar o mar, causando o desconforto e até o tédio dos turistas. Infelizmente, esta situação já aconteceu em 2007, envolvendo a presença imediata da Comunicação Social que, como poderão deduzir, não ofereceu uma imagem muito atractiva sobre a nossa localidade...
As principais atracções não ficam por aqui. Em breve, teremos as Festas da Cidade. Pronto, eu reconheço que temos alguns cantores medianos a tentar proporcionar-nos música decente, mas verdade seja dita, os dias festivos são fantásticos em Esmoriz. Temos barracas onde se vendem todo o tipo de produtos, encontramos ainda carrosséis para os mais jovens (desejo que ninguém volte a "voar", mais do que esperado, como em 2009, acontecimento que resultou no ferimento de 4 pessoas) e claro, não poderia deixar de salientar a belíssima procissão que desce desde a Igreja Matriz de Esmoriz até à Capela da Praia. 
No Verão, Esmoriz é mesmo a cidade preferida por parte de muitas pessoas oriundas de Santa Maria da Feira (pois estas não encontram praia no seu concelho!), de Espinho, de Vila Nova de Gaia e até do estrangeiro.
Por isso, vamos todos aproveitar, da melhor forma, esta época balnear de 2012! O Cusco de Esmoriz  deseja umas boas férias para todos!!!



Imagem da Praia de Esmoriz
Fotografia da autoria de Victor Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário