segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nova sondagem - Tendo em conta os últimos acontecimentos na Junta de Freguesia de Esmoriz, quem deve apresentar a demissão?

Esta questão estará longe de ser consensual e sim, poderá ser encarada como polémica. Todavia, é importante conhecer a opinião dos esmorizenses sobre quem deve recair as responsabilidades dos últimos anos desastrosos em termos de desenvolvimento da nossa localidade. 
Em primeiro lugar, Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia eleita como cabeça de lista do PS, parece ser o principal alvo a abater, tendo que enfrentar diversas acusações (não devolução imediata do dinheiro das ajudas de custo, actas indevidamente aprovadas, utilização de viaturas e telemóveis da junta para fins não relacionados com os interesses da colectividade - todas estas acusações foram mencionadas na última edição do Jornal A Voz de Esmoriz). Por outro lado, não podemos ignorar a sua longa ausência por baixa médica o que infelizmente também não favoreceu as ambições da cidade. A seu favor, talvez jogue o argumento utilizado por Luís Alves, presidente da Comissão Política do PS Ovar, que antes de lhe retirar confiança política, tinha elogiado o seu trabalho em prol da estabilização das contas da Junta de Freguesia, saldando alegadamente algumas dívidas herdadas dos mandatos anteriores.
Em segundo lugar, temos os elementos litigantes do PS, talvez encabeçados por Jerónimo Alves que, chegou mesmo, a ser presidente interino da Junta de Freguesia, aquando da ausência de Rosário Relva. Para alguns elementos da oposição, parece claro que este senhor deseja ser o nº 1 da Junta de Freguesia e talvez isso explique o facto do litígio ter rebentado aquando do regresso definitivo da Presidente da Junta. Os ataques pessoais entre ambas as facções nas referidas assembleias desprestigiou bastante Esmoriz. O que é certo é que a lista do PS eleita democraticamente para o governo da nossa localidade fracassou em quase todas as linhas. Não houve sequer espírito de equipa... e por isso, os resultados foram fracos ou praticamente nulos. 
Os elementos da oposição (PSD) ridicularizaram estes acontecimentos, mas poderão ser eles também responsabilizados pela pouca obra que tem sido feita em Esmoriz? É claro que eles têm a atenuante de não terem estado no poder, mas também não é menos verdade que ainda detêm poder de decisão em muitos dos assuntos abordados nas reuniões que visam os interesses da nossa localidade.
Por outro lado, pode ainda existir quem defenda que já é tarde para apurar responsabilidades. As eleições estão cada vez mais próximas e daqui até lá, pouco ou nada irá mudar. Outros argumentam que este tipo de situações também já aconteceram no passado...
O que é certo é que a decisão, seja ela qual for, estará sempre do lado do povo.



brasao esmoriz.jpg (4616 bytes)

Logotipo da Cidade de Esmoriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário