sábado, 12 de maio de 2012

Crise Política em Esmoriz

A Assembleia de Freguesia de Esmoriz, realizada na passada quarta-feira (9 de Maio), confirmou as suspeições em torno duma eventual ruptura entre a presidente da junta e os seus colegas do PS. De facto, ninguém se entende e Rosário Relva, apesar da contestação dos seus companheiros, deixou bem claro que não irá abdicar do cargo para o qual foi democraticamente eleita. Assim sendo, as declarações recentes de Luís Alves, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS, que negou a existência de atritos entre os membros socialistas, não parecem corresponder à realidade dos factos. 
Por seu turno, o Presidente Concelhio do PSD, Salvador Malheiro, esteve presente na reunião e lamentou a ausência de colaboração entre os dirigentes mandatados para o governo da freguesia. A sessão teve uma duração de 4 horas e parece que tudo se pautou pela falta de consenso o que se traduziu em resultados insignificantes. Assim sendo, podemos, desde já, adiantar que Esmoriz continuará parado no tempo...
Dentro deste contexto, as afirmações que mais marcaram esta assembleia conturbada foram as seguintes:


Rosário Relva (Presidente da Junta de Freguesia/PS): "Os membros da Assembleia de Freguesia do Partido Socialista, Antonio Oliveira Dias e Elvira, tiveram um comportamento indecoroso quando disseram que não tinham confiança na Presidente de Junta."


Antonio Oliveira Dias (PS): "...só coloquei uma questão que tinha a ver com os roubos no cemitério... Nao perguntei mais nada. Por isso, dizer que o meu comportamento foi indecoroso demonstra exactamente o desequilíbrio emocional da Senhora Presidente."


Antonio Bebiano (PSD): "Esmoriz tem dois presidentes de Junta... A que foi eleita e o Secretario de Junta. No PS, está tudo em rota de colisão... O executivo trabalha em rota de colisao com a presidente. O problema de não trabalharem em conjunto viu-se na negociacão do protocolo em que Esmoriz ficou altamente prejudicado".


Fatima Ramalho (PSD): "Na semana passada, aconselhamos a presidente e o Executivo para se juntarem numa sala e a soltarem o fel, engolirem os sapos para resolverem de uma vez por todas os seus problemas internos e juntarem-se como uma equipa pois quem sofre com esta divisão são os Esmorizenses"


Estas declarações, que foram citadas pelo OvarNews e pelo Diário de Aveiro, comprovam a anarquia existente no seio da Junta de Freguesia. Todos querem mandar e os ataques mútuos são constantes! A assembleia é, neste momento, um empreendimento que tem apenas em vista a troca de galhardetes o que prejudica a imagem da cidade em questão. O poder político sai então descredibilizado com estes episódios, visto que o povo começa a constatar que os actuais dirigentes privilegiam os interesses pessoais em detrimento dos colectivos. Infelizmente, esta realidade não se vislumbra apenas em Esmoriz, mas em quase todo o país...
Por fim, cremos que Rosário Relva deve reunir-se com os litigantes do seu partido de forma a procurar algum tipo de consenso, nem que para isso sejam necessárias cedências de ambas as partes. Contudo, se não for possível tal entendimento, pensamos que a Presidente da Junta bem como os restantes dirigentes de Freguesia devem apresentar a sua demissão porque a reputação e o desenvolvimento de Esmoriz estão totalmente em causa. Os esmorizenses não podem pagar a factura por causa das birrinhas dos políticos...




relva

Imagem nº 1- Rosário Relva, cada vez mais isolada, enfrenta dissidentes que desejam a sua saída.


Fontes utilizadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário