quinta-feira, 1 de março de 2012

Onda de assaltos marcaram o mês de Fevereiro (2012)

Começamos por ter, neste mês atribulado que passou, um assalto à Caixa Geral de Depósitos de Esmoriz, tendo o mesmo ocorrido no dia 15 de Fevereiro. O autor desta prática criminosa aparentava ter quarenta anos e, através das suas ameaças (mostrou uma pistola que trazia consigo o que intimidou os clientes e funcionários!), conseguiu roubar uma quantia ainda não apurada de dinheiro. 
Todavia, os últimos quinze dias de Fevereiro testemunharam ainda uma maior difusão destes assaltos. O cemitério de Esmoriz, como apuramos aqui, foi vandalizado, pelo menos, por três vezes na semana compreendida entre 18 e 25 de Fevereiro. Os assaltantes terão procurado vasilhas, peças de bronze e artefactos que tivessem algum valor económico. Também na freguesia de Paramos terão decorrido, em simultâneo, incidências semelhantes a estas, prova da generalização recente destes actos reprováveis. 
Apesar de já estarmos no dia inicial de Março, é agora a vez do Correio da Manhã avançar com uma nova ocorrência criminosa que se reporta ao dia 19 de Fevereiro, isto é, em pleno Carnaval. Segundo este órgão da comunicação social, um militar da GNR, residente na nossa localidade, terá sido a vítima deste infortúnio, lamentando o desaparecimento da sua câmara fotográfica. A sua arma não terá sido roubada porque estaria muito bem guardada. O assalto em questão terá decorrido na madrugada de Domingo de Carnaval. Estes assaltos a residências de agentes de autoridade dos concelhos de Ovar e Espinho têm conhecido também uma propagação nos últimos tempos. Ao todo, só nestes dois concelhos, ocorreram, neste mês negro, três assaltos a residências de elementos da GNR/PSP e num dos casos, chegou a verificar-se o desaparecimento da arma do respectivo agente.
Mesmo assim, apenas registamos neste texto, os casos que conseguimos conhecer através da Imprensa e dos endereços electrónicos da Internet. Tal poderá significar que terão acontecido outras situações que não foram ainda divulgadas e que se encontram a ser analisadas, de forma discreta, pelas autoridades. Agora podemos desde já lançar um apelo a todos os esmorizenses - Não facilitem nas questões de segurança, verifiquem todos os pontos mais frágeis das vossas moradias e tentem resolvê-los, não abram as portas a estranhos, tranquem sempre as portas e as janelas, procurem estar sempre acompanhados e também atentos, caso surjam movimentações estranhas no redor do vosso lar. Tenham também o número de telefone da GNR/PSP perto de vós, para que consigam agir depressa, em caso de ameaça.



    Caixa Geral de Depósitos de Esmoriz - o primeiro alvo conhecido deste mês negro de Fevereiro.
Retirado de: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/ameaca-clientes-em-roubo-a-cgd


Fontes consultadas para a realização deste artigo:


Um comentário: