quarta-feira, 7 de março de 2012

O Grupo de Bandolins de Esmoriz

Em 1984 nascia, pela mão de Luís Marques Aleixo, uma associação cultural que dignificaria artisticamente a nossa cidade. Trata-se do célebre Grupo de Bandolins de Esmoriz! A sua iniciativa pauta-se pela utilização de cordofones pertencentes à família dos bandolins e das guitarras.   
Actualmente, o grupo é liderado pelo maestro Luís Sá e encontra-se ainda composto por 25 instrumentistas cujas idades são variáveis. Estes músicos têm percorrido o país, ora actuando em pequenas localidades como Lourosa, ora brilhando em grandes cidades como Lisboa. O talento desta associação seria rapidamente reconhecido e por isso, venceriam o Concurso Nacional de Música do Inatel (na vertente orquestra), em 2009. De facto, a sua projecção ultrapassou o âmbito local, tendo também atraído para o seu grupo elementos naturais de outras regiões do nosso país. 
A criatividade e a inovação são os pontos mais fortes desta equipa que procura adaptar-se aos novos gostos das massas e como tal, não descartam a possibilidade de lançarem temas originais. Muito em breve, terão uma outra grande oportunidade para provar o seu valor, desta feita em Espanha. Os seus concertos encontram-se disponíveis no Youtube e mais uma vez, reforçam a qualidade desta associação que tem representado muito bem a nossa localidade nos espaços mais diversos.




Imagem 1 - O Grupo de Bandolins de Esmoriz. A diversidade, em termos de idades, é visível.Fonte: http://gbesmoriz.no.sapo.pt/obe.html, (07-03-2012)




Vídeo do concerto do Grupo de Bandolins de Esmoriz no Teatro da Trindade em Lisboa (2010)

Outras fontes consultadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário