segunda-feira, 5 de março de 2012

A antiga capela da Praia - Um desfecho trágico mas previsível

Como já mencionamos num dos textos anteriores, o problema do avanço do mar sempre causou estragos e insegurança na nossa localidade. Hoje iremos exemplificar esta problemática através dum edifício histórico de Esmoriz que seria absorvido pelas forças do mar.
Assim sendo, as origens da antiga capela da Praia remontam ao ano de 1866. Tratava-se dum templo humilde que possuía um adro no seu redor. Sabemos que, em 1894, este edifício distava do mar cerca de 107 metros o que constituía, já por si, um dado alarmante. No início do século XX, o referido templo começou a acusar problemas de insegurança, sendo que o seu telhado ameaçava ruir a qualquer instante. 
Por isso, começou a pensar-se na construção dum novo edifício que ainda hoje se conserva em bom estado - A Nova Capela da Praia. O projecto da sua criação teria começado em 1941 e apenas seria inaugurada em 1948 pelo pároco Vieira Pinto. De acordo com Aires de Amorim, a frontaria desta nova capela distava apenas 162 metros da antiga capela que se encontrava já em mau estado e ainda por cima, era fortemente ameaçada pelo avanço do mar. Como seria previsível, a velha capela da Praia tombaria perante a ameaça marítima, enquanto que nova, estando ligeiramente mais afastada e ainda gozando da protecção actual dum amuralhado de rochas, permanece em bom estado, sendo aí realizadas inúmeras cerimónias de cariz religioso.



Imagem 1- A antiga capela da Praia em 1939 - Hoje inexistente, tendo sido absorvida pelo mar.



Imagem 2 - A nova capela da Praia que ainda hoje se encontra em bom estado. Veja-se ao longe as ondas do mar. Por seu turno, a antiga capela da praia encontrava-se perto desta, embora estivesse mais próxima da costa e mais sujeita ao perigo do avanço do mar.


Imagem 3 - A nova capela da Praia em 2011. Todo o seu redor foi urbanizado. Todavia, algumas centenas de metros à sua frente encontra-se o que vem reportado na figura 4.
Fonte: http://altasensibilidade.blogs.sapo.pt/56088.html?view=22808, (05-03-2012; imagem de Santos Faria)





Imagem 4 - A antiga Praia Velha (agora praticamente sem areal) onde alegadamente se situava a velha e desaparecida Capela da Praia. Este amuralhado de rochas vai servindo para travar o avanço do mar e assim protege a Nova Capela da Praia bem como outras residências costeiras. 
Foto de: Cusco de Esmoriz.

Outras fontes consultadas:

  • AMORIM, Aires de - Esmoriz e a sua história. Esmoriz: Comissão de Melhoramentos, 1988, p. 89-90.

Um comentário:

  1. Boa noite, seria possivel contactá-lo no sentido de o entrevistar para um curto documentário sobre Esmoriz? obrigado
    alexcabrita@gmx.com

    ResponderExcluir